Páginas

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Medir Consumo de Banda com BitMeter OS

Dentre as inúmeras soluções para medição de consumo de banda de Internet, encontrei uma bem bacana: o aplicativo BitMeter OS.



O BitMeter OS é uma ferramenta gratuita, open-source, que monitora o quanto você utiliza  da sua conexão de internet/network, e que ainda permite a consulta das informações via web browser ou através de linhas de comando. Vale lembrar que o aplicativo é bastante flexível, pois funciona nas plataformas Windows, Linux e Mac OSX.



A interface Web funciona como um monitor, exibindo gráficos de como o consumo vem sido utilizado ao longo do tempo.




O painel de consulta fornece informações detalhadas sobre o consumo da banda em datas especificadas por você, e ainda lhe permite exportar os dados para uma planilha.



A ferramenta ainda conta com um histórico que ilustra como sua conexão tem sido utilizada nas últimas horas, dias e meses.



Também é possível definir alguns alertas para notificar quando o consumo exceder algum limite estipulado por você.



Através da Calculadora é possível estimar quanto tempo levará para realizar o download e upload de um arquivo, ou o volume de dados que você pode transferir em um certo período de tempo.




O aplicativo também fornece um painel de preferências, onde é possível customizar vários aspectos da interface para que ela se adapte às suas necessidades, incluindo RSS feed.