Páginas

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Raspberry Pi: HD e Alimentação Externa

E ae, pessoal?

Estou escrevendo esse post para esclarecer um pouco mais sobre a alimentação externa do HD quando trabalhamos com Raspberry Pi.



Por que afinal precisamos de um HD com alimentação externa? Lembra quando expliquei sobre alguns itens básicos do RPi no tutorial que ensina a criar um media center? Então, repare que utilizamos uma fonte de alimentação comum de celular para alimentar a nossa Framboesa. Logo, essa fonte não tem "energia" suficiente para segurar muitos componentes conectados nas entradas USB nativas do dispositivo.


Então o que devemos fazer?
Se você começar a procurar agora sobre este assunto na internet, tanto em sites brasileiras quanto em estrangeiros, você encontrará as seguintes sugestões: HD com case e alimentação externa ou HUB USB energizado.

Em sua pesquisa você perceberá que HD com case e alimentação externa tem um custo ligeiramente elevado e você não vai querer gastar tanto. Como alternativa, você começará a procurar algum HUB USB energizado e ficará perdido na infinidade de modelos, pois cada pessoa, em cada fórum, recomenda um modelo diferente. E pior, a maioria dos HUBs energizados fazem retro-alimentação, isto é, energiza o RPi pela porta USB, e isso não é nada interessante.

Exemplo de HUB energizado:

Hub USB Trust 17524

Tem tanto modelo disponível no mercado exterior (digo no exterior por que é extremamente complicando encontrar algo útil aqui no Brasil), que até criaram um Wiki sobre os vários modelos que podem servir no RPi.

Clique aqui para conhecê-los:



Sentiu o drama? Pois é.
Eu apanhei um pouco para encontrar uma solução bem acessível, que inclusive é a que estou utilizando atualmente, e mesmo que não seja tão eficiente, consegue me atender bem.
Trata-se do cabo USB em Y


Com este cabo você conseguirá conectar o seu HD em uma fonte de celular comum (geralmente 5V e 1A), e também ligá-lo ao RPi sem maiores problemas. Funciona, mas como eu disse não é tão eficiente por dois motivos: sempre vai precisar de uma fonte de celular sobrando para ligar o HD e você conseguirá conectar somente um HD. E se tiver mais dispositivos? Outra fonte....
OBS: Este cabo você poderá encontrar facilmente no mercado livre.


UPDATE:::

Pesquisando por melhores soluções e modelos, descobri que existe um HUB USB criado justamente para atender essas lacunas do RPi. Trata-se do PiHut




O PiHut foi criado, não-oficialmente, para ser utilizado com o Raspberry Pi. É o HUB ideal para alimentar os seus periféricos, pois com 7 portas USB e uma fonte de 5V e 2A, você poderá conectar sem problemas: HDs, mouse, teclado, etc. E o mais importante. Sem retro-alimentação.
Conheça um pouco mais sobre ele, clicando aqui.
OBS: Já comprei o meu PiHut. Assim que chegar, posto os resultados.